11a reimpressão - 2016

Este livro enseja uma viagem profícua no campo das estruturas, no qual as qualidades didáticas do autor são notórias. Em sete capítulos, descreve os fenômenos físicos, os sistemas estruturais básicos ligados aos materiais, a associação dos sistemas estruturais, os sistemas de suporte de vedação, os critérios práticos de lançamento de vigas e pilares. Os dois últimos capítulos abordam aspectos da natureza e as suas analogias com as edificações, terminando com um pouco de história das estruturas, com um tratamento agradável do tema. As ilustrações dos desenhos complementam de maneira primorosa a apresentação do trabalho. Este livro traz uma importante contribuição ao ensino das estruturas, não só para os alunos como também para profissionais que atuam na área das estruturas.

O contato com professores de estruturas de escolas de arquitetura foi um importante fator para que o Prof. Yopanan Rebello decidisse introduzir novas formas de ensino dessa matéria, baseadas na observação e estudo de fenômenos físicos com o emprego de modelos qualitativos, com a preocupação constante de estabelecer a correlação entre as questões arquitetônicas e estruturais. Sua dissertação de mestrado sobre o ensino de estrutura em escolas de arquitetura, tem-se constituído em fonte permanente de consulta e referência.

O livro Concepção Estrutural e a Arquitetura foi inspirado na tese de doutorado do autor, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo -FAUUSP e reflete sua postura contra a especialização rígida do conhecimento e a sua versatilidade, atestada por projetos estruturais que desenvolveu utilizando os mais diversos materiais, como concreto armado, aço, madeira, alvenaria estrutural e argamassa armada.

Livros
Editora Zigurate
Formato 16x23cm - Brochura Plastificada
Páginas 272
Autor Yopanan Conrado P. Rebello
Edição 11a reimpressão - 2016
ISBN 85-85570-03-2

Fazer um comentário

Seu Nome:

Seu Comentário:

Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim Bom

Digite o código da imagem: