1a edição - 2013

A proposta do autor neste livro é passar sua experiência no campo das fundações aos que se iniciam na carreira, engenheiros e arquitetos, principalmente estes últimos, cuja formação nesse particular nem sempre é a mais adequada.

O autor procura situar o leitor no campo da mecânica dos solos tanto pela prática como pela teoria, abordando as noções básicas mais importantes; os procedimentos e as formas de interpretação para avaliar a capacidade do solo e entender a escolha do tipo de fundação mais indicado, tanto técnica como economicamente.

O livro apresenta, no seu primeiro capítulo, um pouco da história da pesquisa e do interesse suscitado pelas matérias ao longo do tempo.

No segundo capítulo, o autor mostra que, aparentemente afastado das preocupações dos arquitetos, o conhecimento sobre  fundações é importante para um melhor desempenho na profissão.

O terceiro capítulo aborda noções básicas importantes da mecânica dos solos.

O capítulo 4 traz os procedimentos para investigação do solo, assim como as formas de interpretação dos resultados desses procedimentos, para avaliar a capacidade do solo e entender a escolha do tipo de fundação mais indicado, tanto técnica como economicamente.

O capítulo 5 focaliza a fundação direta: quando usá-la e seus diversos tipos.

O capítulo 6 aborda os recalques de fundação e as soluções de projeto para minimizar seus efeitos.

Os capítulos 7 e 8 dedicam-se às fundações profundas: sua escolha e seus diversos tipos e os mecanismos de transmissão de cargas ao solo.

O capítulo 9 apresenta algumas situações de fundações especiais, na rocha e no mar.

O capítulo 10 fornece os critérios gerais para escolha do tipo de fundação.

O capítulo 11 aborda os elementos de transição entre a superestrutura e as fundações profundas: os blocos sobre estacas.

O capítulo 12 apresenta os problemas mais comuns de fundações e as suas soluções.

No capítulo 13, chama-se a atenção para os processos de melhoria dos solos de fundação.

O capítulo 14 é extremamente curto mas tem o objetivo de alertar o leitor para a moderna abordagem que vem sendo paulatinamente introduzida nos conceitos sobre a relação entre superestrutura e fundações.

O capítulo 15 apresenta os documentos que devem fazer parte de um bom projeto de fundações e os responsáveis envolvidos.

O capítulo16 deve ser lido por aqueles que querem se aprofundar um pouco mais, conhecendo os processos de dimensionamento de fundações diretas e profundas.

Livros
Editora Zigurate
Formato 16x23cm - Brochura plastificada
Páginas 240
Autor Yopanan Conrado Pereira Rebello
Edição 1a edição - 2013
ISBN 978-85-85570-10-1

Fazer um comentário

Seu Nome:

Seu Comentário:

Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim Bom

Digite o código da imagem: